5 dicas para se destacar da concorrência no varejo 12/03/2021 16:30:19

Para se destacar no mercado varejista é preciso se diferenciar da concorrência, garantindo, dessa maneira, a preferência do seu público consumidor e atraindo-o para ter uma experiência de compra diferente dos demais.

Mas como se destacar num mercado onde existe tanta concorrência?

Antes de iniciar qualquer estratégia você deve entender qual é o perfil do seu cliente, dados como características sócio-demográficas,  comportamento de compra, produtos e benefícios mais buscados são extremamente importantes na hora de definir suas ações, tendo isso em mãos vamos para as dicas:

1 Tenha a internet como parceira

Essa é uma das dicas de diferenciação para comércio varejista que facilita bastante a atração de mais clientes para seu estabelecimento.

Use as redes sociais a seu favor, Instagram, Facebook e Whatsapp são ferramentas ótimas para deixar seus clientes bem informados, de forma gratuita, simples e eficiente. Você pode, por exemplo, criar listas de transmissões no whatsapp e a cada nova promoção realizada em seu ponto de venda, você consegue impactar muito mais pessoas do que se apenas colocasse um cartaz na fachada da sua loja. Mas é importante tomar um cuidado especial com a frequência de envios, já que ninguém gosta de ser incomodado todos os dias com promoções. Para resolver isso, procure criar listas de transmissão segmentadas de acordo com o que você conhece de seu público. Mulheres, homens, idosos, pessoas interessadas em bebidas, etc.

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2. Inovar é preciso!

Inovar não significa necessariamente que você tenha que inventar um novo produto ou serviço, mas sim pensar em meios diferentes de encantar o seu público-alvo.

Entenda que a diferenciação exige inovação. E essa inovação deve ter constância para sempre se manter à frente de sua concorrência.

Logo, você não vai conseguir se destacar entre seus concorrentes se não estiver oferecendo novas soluções para que consiga surpreender seus clientes fixos e aqueles em potencial.

3. Agregue valor ao que você oferece

Atenção: vender mais barato nem sempre é uma boa estratégia de diferenciação. 

Sabe por quê?

Porque muitos clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por algum produto/serviço desde que eles vejam valor agregado.

Portanto, esse valor pode ser:

  • Um atendimento atencioso e personalizado.
  • Uma entrega ágil.
  • Um canal de comunicação eficiente e específico para solucionar possíveis dúvidas.

Com isso você também fideliza seus clientes, e esse deve ser um dos principais objetivos do gestor varejista. Isso porque esse tipo de cliente costuma gastar mais, sem contar o fato de que é ele que promove a empresa de maneira orgânica, por meio do marketing boca a boca.

4. Capriche no visual de sua loja

De que adianta usar as mais diversas ações para se diferenciar no comércio varejista se o visual de sua loja não está nada bom?

Sendo assim, cuide da fachada de sua loja, aproveite as datas comemorativas que podem ser exploradas comercialmente, como o dia das mães, dia dos namorados, natal, aniversário da loja e diversas outras.

Enfim, o que não faltam são oportunidades para que você apresente ao seu cliente sua melhor oferta atrelada às preferências e necessidade traçadas na análise de comportamento do seu público consumidor.

É importante, também, que você tenha a ciência de que o essencial é gerar sentimento de valor em seu cliente, e não somente em si próprio, pois é o seu cliente que precisa perceber que há diferenciação do que seu comércio varejista faz em relação aos concorrentes.

5 - Ofereça comodidade e conforto

Todo cliente gosta do conforto e da praticidade. Por isso, as empresas devem se esforçar ao máximo para que ele se sinta à vontade na loja. É claro que, normalmente, é preciso trabalhar na ambientação. Som ambiente, decoração e a disposição estratégica dos produtos já é um bom começo, mas não pode parar por aí. É preciso ir além do óbvio e do que os concorrentes estão fazendo.

Uma estratégia bastante recomendada é oferecer a recarga do celular na própria loja. Além de ser um tipo de serviço procurado por muitos e, portanto, uma forma de atrair mais clientes, essa também pode ser uma maneira de oferecer comodidade. 


Fonte: FACSP E EPAY BRASIL

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