Como preparar seu varejo para as vendas de natal
As perspectivas são bastantes otimistas e seu varejo não pode perder esta oportunidade de aumentar as vendas e seu ticket médio. Como boa parte das decisões de compra são tomadas dentro do próprio ponto de venda, sua empresa precisa estar bem organizada, sem falta de produtos em gôndolas. Confira algumas estratégias que vão ajudar sua empresa a se destacar neste Natal.
Organize a loja
A boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra. Além disso, é fundamental que o layout de sua loja esteja adaptado para receber um grande número de pessoas. É preciso pensar em como será feito o distanciamento para que todos fiquem seguros. Organize os espaços para filas, disponibilize álcool em gel e coloque placas sinalizando o uso obrigatório de máscara.
Aposte na decoração do seu estabelecimento
Traga o espírito natalino para sua loja física e online. A decoração estimula os clientes à compra de presentes. Não deixe faltar algo na decoração que remeta à época natalina, como por exemplo, árvore de Natal, bonecos de Papai Noel, as cores e etc. Além disso, aposte na decoração do layout do seu site de comércio eletrônico.
Aproveite os clientes atrasados
É certo que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, por isso prepare bem o seu estoque. Além disso, treine o seu pessoal para ajudar o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras.
Prepare o estoque
Por falar em estoque, esse também é um importante ponto na hora de preparar a sua empresa para as vendas de Natal. Com as compras feitas, o estoque fica abarrotado à espera dos clientes. Mas, para que as vendas sejam de fato realizadas com o sucesso que você espera, seu estoque precisa estar organizado.
Por isso, você deve estabelecer uma estratégia de organização para o estoque. Para isso, analise a melhor forma de dispor os produtos, considerando a acessibilidade e a indução de busca por produtos complementares, etiquetando os produtos e controlando as entradas e as saídas.
Treine sua equipe tanto de venda como de suporte
Para auxiliar com as altas demandas, as lojas costumam contratar mais funcionários no fim de ano. Contudo, é fundamental treiná-los sobre a cultura da empresa, produtos e serviços. Não basta aumentar o número de atendentes e ainda assim deixar seus clientes insatisfeitos.
E seu sistema vai dar conta do recado?
Nada adianta você se preparar com decoração, treinamento da sua equipe e várias estratégias de vendas se o seu sistema de gestão não estiver preparado para o aumento da demanda. Falhas no sistema frustram seu cliente, mancham a reputação da sua farmácia e fazem o concorrente faturar mais. Se você não quer passar por isso, faça um checklist completo do seu sistema e equipamentos com uma empresa especializada para que tudo esteja funcionando corretamente.
Combinando as dicas desta matéria a um bom atendimento, prestativo e especializado, com um software de gestão, como o sistema Logtec para comandar todo o funcionamento da campanha de fim de ano, os resultados serão expressivos e sua farmácia lucrará muito mais. Feliz Natal e boas vendas!
-
Varejo têxtil se prepara para o Dia das Mães com desafios econômicos e climáticos 01/04/2025 O varejo têxtil brasileiro se prepara para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o setor, atrás apenas do Natal.
-
Mudanças no MEI em 2025 06/03/2025 O regime do Microempreendedor Individual (MEI) passará por mudanças significativas em 2025, impactando diretamente milhões de pequenos empresários no Brasil. Entre as principais alterações, está o aumento do limite de faturamento anual, que passará de R$ 81 mil para R$ 130 mil, permitindo que mais microempresas permaneçam nesse modelo tributário simplificado. Além disso, a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais eletrônicas para todas as operações comerciais começará a valer a partir de abril de 2025, aumentando a fiscalização e exigindo adaptação tecnológica por parte dos empreendedores. Outra modificação relevante é a exclusão de algumas profissões do regime MEI, levando determinados trabalhadores autônomos a buscarem novas formas de tributação para manterem seus negócios ativos dentro da legalidade.
-
Varejo deve crescer 3,42% no primeiro trimestre de 2025, aponta Ibevar 05/02/2025 Projeções indicam estagnação em relação ao trimestre anterior, mas melhora em comparação ao ano passado.