Dificuldade em bater metas, o que pode ser? 16/06/2021 14:34:44

Campanhas de Incentivo de Vendas podem ajudar muito na hora de motivar sua equipe e trazer aquele gás extra para alavancar as vendas de seu estabelecimento. Mas de nada adianta tentar fazer sua equipe vender mais com metas irreais e inalcançáveis.

Se sua equipe de vendas não está conseguindo bater as metas determinadas, a primeira coisa a ser analisada é: as metas são realmente alcançáveis? Quando elas não são, o efeito pode ser o contrário do esperado. Em vez de ter uma equipe engajada e determinada, você verá as pessoas ainda mais desmotivadas e desconfiadas.

Para criar metas alcançáveis e fazer com que os colaboradores se envolvam na busca por elas, que tal pedir sugestões de metas à equipe de vendas? Eles são quem mais tem conhecimento de causa para analisar o que será possível e o que não será.

Outra coisa que pode estar fazendo com que sua equipe não atinja o máximo de seu desempenho é a forma como são apresentados os números e indicadores de acompanhamento de metas. Pode até ser que estas informações estejam sendo disponibilizadas aos funcionários, mas quando elas não são claras e muito transparentes, não têm como ser interpretadas da forma correta. E quando a gente não entende algo, é claro que nosso envolvimento com aquele assunto vai ficar menor.

Para resolver isso, que tal convocar uma reunião com seus colaboradores e verificar se os dados de acompanhamento de metas estão sendo compreendidos como deveriam?

Colaboradores com acúmulos de função ou com responsabilidades mal distribuídas também são um grande problema para a conquista das metas. Um funcionário sobrecarregado jamais conseguirá desempenhar tão bem quanto um profissional que está realizando exatamente as funções que são atribuídas ao seu cargo. Por isso, observe se não há colaboradores realizando funções que não seriam suas. Delimite bem a atribuição de funções para que cada pessoa saiba exatamente qual é o seu papel dentro da empresa. Caso contrário, muitas vezes, você vai perceber que há até mais de um colaborador realizando a mesma tarefa. E isso representa uma perda de tempo e dinheiro dentro do estabelecimento.

Se seus colaboradores não estiverem administrando corretamente o tempo que têm, também não será possível bater metas. Que tal promover um workshop de gestão do tempo dentro de sua empresa?

Também é importante que você crie um acompanhamento periódico dos indicadores com estratégias motivacionais ao longo dos períodos, para evitar que as metas caiam no esquecimento ou sejam soterradas pelos afazeres diários. As pessoas reagem sob provocação. É quando são estimuladas que oferecem o seu melhor. Por isso, como gestor, lembre-se sempre de reunir a equipe de vez em quando para elogiar, apoiar e motivar.

E aí, gostou das dicas? Qual você acha que é a maior dificuldade da sua equipe para bater as metas? Conta pra gente em nossas redes sociais.

Compartilhe: