O setor de supermercados prevê alta durante os três meses
O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 6,0% em março, 4,5% em abril e 4,9% em maio, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em fevereiro, houve alta de 3,7%.
Já pelos últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA, de fevereiro/24, a variação nominal registrada foi de queda de 0,8% em relação ao mesmo mês de 2023. Contudo, as projeções apontam alta de 2,1% em março, 0,9% em abril e 2,1% em maio, que, se ocorrerem, interromperão uma série de nove meses sem crescimento real.
As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representam, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.
IAV Setorial
No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, fevereiro mostrou queda de 1,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de alta de 6,8% em março, 0,1% em abril e 1,1% em maio.
No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, fevereiro mostrou crescimento de 9,2% em relação ao mesmo mês de 2023, e as previsões são de crescimento de 12,8% em março, 14,2% em abril e 19,3% em maio.
No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, fevereiro mostrou crescimento de 24,6% em relação ao mesmo de 2023, e as previsões são de crescimento de 13,9% em março, 23,3% em abril e 13,2% em maio.
No setor de móveis e eletrodomésticos, fevereiro mostrou crescimento de 1,9% em relac?a?o ao mesmo me?s de 2023. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 3,7% em março, 5,2% em abril e 5,0% em maio.
Ref: Super Varejo
-
Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP 03/06/2025 Entidade aponta que o segmento que mais deve se beneficiar com a alta das vendas na data é o de vestuário e calçados
-
Como o varejo pode se reinventar em um mundo cheio de desafios 14/05/2025 O varejo nunca foi um setor fácil, mas, agora, parece que os desafios só aumentam. A concorrência cresce, os consumidores mudam o tempo todo e a economia dá seus sustos. E aí, como um varejista pode se reinventar e continuar relevante? O segredo está na adaptação – e isso envolve desde a forma como vendemos até o jeito como nos conectamos com as pessoas.
-
Varejo têxtil se prepara para o Dia das Mães com desafios econômicos e climáticos 01/04/2025 O varejo têxtil brasileiro se prepara para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o setor, atrás apenas do Natal.